2 Problemas e 1 Solução: Lixo e Licenciamento Ambiental x PGRS

Atualizado: 21 de Set de 2018



Entenda como o gerenciamento do lixo do seu estabelecimento pode contribuir no seu Licenciamento Ambiental e na redução dos custos!





Quer reduzir o desperdício e ainda diminuir os custos com estoque do seu estabelecimento? O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pode te ajudar com isso, identificando pratos que estejam gerando mais desperdícios do que lucro e ainda facilita o sistema de armazenamento e descarte correto dos resíduos gerados no seu estabelecimento.


O que é um PGRS?


O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento elaborado com o objetivo de encontrar uma melhor solução para os resíduos sólidos gerados. Neste documento consta um diagnóstico com os tipos de resíduos e um plano de redução de impactos que traz novas opções de uso para os descartes de seu estabelecimento.


O que a lei diz?


No Rio Grande do Sul, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) através da resolução N.º 288/2014 no Anexo I define quais serviços devem possuir Licenciamento Ambiental, dentre os quais estão inclusos restaurantes, refeitórios, lanchonetes, trailers fixos e quiosques.

A Lei Federal 12.305/2010 institui o PGRS como documento obrigatório para o Licenciamento Ambiental e deverá ser renovado periodicamente a cada 12 meses segundo o Art. 23. A não elaboração do plano de gerenciamento nos casos citados pode acarretar em multa e suspensão de funcionamento previstas na Lei de Crimes Ambientais N.º 9.605/1998.


Como esse Plano pode ser feito?


O primeiro passo para elaborar o PGRS é a identificação e a análise dos resíduos gerados com a devida adequação à legislação. A partir daí, propõe-se soluções para redução, reutilização e reciclagem dos sólidos gerados.


Por que ter um PGRS na minha empresa?


O gerenciamento de resíduos é muito importante para o licenciamento ambiental. Além disso, é possível prever o que está gerando desperdícios, aumentar o lucro da empresa e também a torna mais comprometida com o meio ambiente.


Ainda não tem PGRS no seu estabelecimento, ou ainda não renovou o seu? A CPEn Jr. está aqui para te ajudar, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento.


0 visualização
Av. Maria Anunciação Gomes de Godoy, nº 1650, sala 4302
Bairro Malafaia, Bagé -RS
CEP 96413-172
(53) 99170-5998 
(53) 3240-3608   Ramal: 2078
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle

Aviso de Assembleia Geral: Comunicamos a realização de uma Assembleia Geral para eleição do novo Diretor de Administrativo Financeiro. Data: 10/07. Local: Sala 4302 - UNIPAMPA Campus Bagé. Horário: 17:30.